segunda-feira, 12 de maio de 2014

História da África: A Escravidão entre os Africanos.





A escravidão na África apresentava significativa diversidade, sendo aparentemente maior em sociedades mais urbanizadas, variando em comunidades agrícolas ou pastoris e representando um incremento de força de trabalho, poder e riqueza para os chefes das famílias aldeãs.

A presença de escravos nos exércitos e em cargos de confiança diminuía a dependência dos governantes de suas respectivas aristocracias, contribuindo para a centralização e aumento de seu poder.

Terra e trabalho: o escravo, na África, constituía a principal forma de riqueza reprodutiva, pois era o trabalho, e não o solo, o fator de produção escassa.

A terra, entretanto, não era destituída de valor, sendo utilizada por chefes de família e governantes, através dos seus direitos de cedê-la ou não, para manter ou ampliar seus vínculos de mando.

O sacrifício ritual: era comum, no continente, o sacrifício e a imolação ritual dos escravos em ocasiões especiais. Ex: morte do rei, epidemias, secas, etc.

Da redução à escravidão: se dava, principalmente, por meio da guerra, do sequestro, de castigos penais, dívidas, abuso de poder, desterro político, entre outras formas. A grande maioria dos escravos, no entanto, provinha de conflitos armados ou já nascia sob a condição da escravidão.

Participe do grupo "prophisto" de História Geral & Brasil no facebook:
https://www.facebook.com/groups/prophisto/ 


Um comentário:

  1. Nobre colega, super interessante o seu blog, gostaria de lhe parabenizar...
    se possível coloque as fontes em seus texto, livros que contem mais sobre a africa o comercio africano de negros pelo próprio negro..agradeço.

    ResponderExcluir